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Exercícios Biologia

Oii gente!!!

Preparei uma ficha de exercícios de Biologia pra vocês!!
Qualquer dúvida, só me enviar um email!

EXERCÍCIOS BIOLOGIA 
(Semana 1 a 3)

Níveis de Organização em Biologia
1.    (Vunesp-SP) Biodiversidade foi tema discutido durante a preparação e realização da Conferência Mundial sobre Meio Ambiente/ECO 92.
a) O que é biodiversidade?
b) Justifique por que certas regiões geográficas são consideradas biodiversas.

2.    Num campo foram encontrados preás e jararacas. Esse animais fazem parte de uma mesma população? Justifique sua resposta.
3.    Dê o nome do nível de organização em que se encaixa cada item considerado:
a) um peixe;

b) o estômago humano;
c) uma hemácia do sangue;
d) o conjunto de capivaras de um campo;
e) a mata Atlântica;
f) o conjunto de células epiteliais de uma folha vegetal;
g) o conjunto dos seres vivos do oceano Atlântico.

4.    “Um biólogo, estudando um determinado ecossistema, concluiu que ele estava em equilíbrio biológico”. Responda:
a) O que é um ecossistema?
b) O que você entende por equilíbrio biológico?

5.    (Faap-SP) Que nome se dá ao conjunto de todas as regiões do globo terrestre onde existe vida, isto é, à soma de todos os ecossistemas da Terra?
6.    (Unicamp-SP) A atividade humana sobre os ecossistemas tem levado a uma diminuição da complexidade de inter-relações características das comunidades naturais. Identifique duas consequências dessa interferência humana sobre comunidades naturais, sendo uma delas com aspectos positivos e outra com aspectos negativos para a própria humanidade.
Relações Alimentares e Dinâmica de populações
7.   Diferencie seres autótrofos de seres heterótrofos.
8.   (Fuvest- SP) Qual a importância da fotossíntese na manutenção da vida na Terra?
9.   (UFPR) “À transferência de energia, desde os produtores até os consumidores, através de uma série de organismos que consomem e são consumidos, dá-se o nome de cadeia alimentar ou trófica. Assim, as plantas verdes ocupam o primeiro nível trófico, os herbívoros o segundo nível trófico e os carnívoros os níveis superiores.” Baseando-se nesta afirmativa, justifique por que os vegetais são qualificados como seres produtores.
10.   (Fuvest-SP) Qual é o significado dos decompositores num ecossistema?
11.   (UFPB) A cadeia alimentar abaixo é encontrada em um determinado lago:
Algas > Micro crustáceos > Besouros aquáticos

Supondo que o lago seja utilizado como criadouro de peixes e que estes se alimentam dos besouros, a população de algas pode ser prejudicada? Justifique sua resposta.
12.  (Fuvest-SP) Tendo em vista o conceito de cadeia alimentar, em qual dos casos haverá menor perda da energia armazenada na soja: quando uma população humana come soja, ou quando come carne de porco alimentado com soja? Explique.
13.  (Unifor-CE) Em uma população de 350 indivíduos, nascem 70, morrem 60, imigriam 50 e emigram 30 indivíduos. Quantos indivíduos foram acrescentados a essa população?
14.  (FEI-SP) O tamanho de uma população pode variar dependendo da existência de alguns fatores em que há a participação de organismos vivos. Quais seriam esses fatores?
15.  Que tipo de relação estabelecem duas espécies de nichos ecológicos muito próximos e que vivem em um mesmo habitar? O que pode ocorrer com a espécie menos adaptada ao ambiente?
Ciclos Biogeoquímicos
16.  (Unicamp-SP) Dados experimentais demonstraram que uma plantação de cana-de-açúcar com cerca de 4 000 m² é capaz de retirar da atmosfera 20 toneladas de carbono/ano. Se não houvesse maneira de devolver à atmosfera o carbono incorporado, provavelmente em poucos séculos os vegetais consumiriam todo o suprimento de carbono da atmosfera. Cite três maneiras através das quais a reciclagem desse elemento químico pode ocorrer.
17.  (Fuvest-SP) “Se as usinas elétricas utilizarem madeira em lugar de combustíveis fósseis e se novas árvores forem plantadas constantemente para substituir aquelas queimadas nas usinas, não será liberado dióxido de carbono adicional.”
a)    O que são combustíveis fósseis? Dê um exemplo.
b)    Por que a queima de madeira não liberaria dióxido de carbono adicional para a atmosfera, desde que novas árvores fossem constantemente plantadas?
18.  (Fuvest-SP) Os ambientalistas lutam para que seja banido o uso de clorofluorcarbonos (CFC), utilizados, por exemplo nos aerossóis.
a) Qual o principal efeito nocivo do CFC sobre o ambiente?
b) Como isso afeta os seres vivos?

19.  Cite duas maneiras pelas quais o gás oxigênio atmosférico é consumido na natureza.
20.  (FGV-SP) De que maneira a água existente nos organismos vivos é eliminada para o meio ambiente?
21.  No ciclo do nitrogênio, qual a importância das seguintes bactérias:
a) Rhizobium;
b) Nitrosomonas;
c) Nitrobacter;
d) Desnitrificantes.

22.  (Unicamp-SP) O nitrogênio é essencial à vida e, embora aproximadamente 79% da atmosfera terrestre seja nitrogênio gasoso (N2), apenas poucas bactérias e algas são capazes de utilizá-lo nessa forma.
a) Sob que forma o nitrogênio é obtido por plantas e animais?
b) Para que os seres vivos utilizam o nitrogênio?

23.  (Fuvest-SP) Qual o papel das nitrobactérias no ciclo do nitrogênio? Por que estas bactérias são tão importantes?
Relações Ecológicas
24.  O que são colônias? Dê exemplos desse tipo de relação ecológica.
25.  (Vunesp-SP) Um estudante de Biologia observou que, num ninho de saúvas, diferentes atividades são realizadas por diferentes grupos dessas formigas.
a) Como se chama o tipo de interação que se estabelece entre as formigas de um mesmo formigueiro? Cite mais um exemplo de animal que apresenta este mesmo tipo de interação.
b) Em seguida, o estudante afirmou que, se cada formiga resolvesse trabalhar só para si, o ser humano teria menos problemas com as saúvas. O estudante está correto em sua conclusão? Por quê?

26.  (EFOA-MG) Considere o seguinte exemplo: Um peixe marinho, o “pegador”, tem um disco serrilhado na cabeça, pelo qual pode prender-se ao corpo dos tubarões. Assim preso, consegue alimento facilmente, pois aproveita as sobras das vítimas do tubarão. O “pegador” ganha proteção, transporte e alimento, e o tubarão não é favorecido nem prejudicado.
a) A que tipo de interação biológica o exemplo se refere?
b) Em que aspecto essa relação se diferencia do parasitismo?

27.  (Fuvest-SP) Qual é a diferença entre plantas epífitas e plantas parasitas?
28.  (Omec-SP) O que é mutualismo? Dê exemplos.
29.  (Fuvest-SP) Explique a relação ecológica existente entre os cupins e os protozoários flagelados que vivem em seu tubo digestivo.
30.  (Fuvest-SP) Os líquens são formados pela associação de dois tipos de organismo.
a) Quais são eles?
b) Explique o tipo de interação entre esses dois organismos.

31.  Classifique as seguintes relações ecológicas: caranguejo paguro x actínias; Rhizobium x leguminosas; fungo Penicillium x bactérias; pulgões x seres humanos.
32.  (Udesc) Animais de espécies diferentes podem desenvolver relações ecológicas de vários níveis. Os búfalos, por exemplo, mantêm relações ecológicas com pássaros, como os anus, que pousam em seus dorsos e se alimentam dos carrapatos aí instalados.
a) Que tipo de relação ecológica existe entre os búfalos e os anus?
b) Qual a relação ecológica existente entre os carrapatos e os búfalos?
c) Existe uma relação ecológica entre os anus e os carrapatos? Justifique sua reposta.

Sucessão Ecológica
33.  (Vunesp-SP) Considerando um ecossistema aquático em processo de sucessão ecológica, responda:
a) O que ocorro com a biomassa desse ecossistema durante o processo de sucessão?
b) Quando a comunidade atingirá o clímax?

34.  (UFV-MG) Com relação à sucessão ecológica:
a) Diferencie sucessão primária de sucessão secundária.
b) Por que ocorro um aumento de estabilidade das comunidades durante a sucessão?



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